CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

chili com atum

então, conforme prometido...

;)

1 lata de atum por pessoa (pra ficar bem rico e com mais atum que feijão) de preferência bom petisco ou tenório
1 lata de feijão encarnado (1 litro para cada duas pessoas)ATT: É FEIJÃO ENCARNADO E NÃO DO PRETO FARINHENTO COM QUE SE FAZ A PORCARIA DA FEIJOADA À BRASILEIRA!!)
(ah...e de preferência, compal...eu por acaso acho que ainda há uma marca melhor, mas as 1.784 vezes que fiz o chili para a lu e para a cherry não foram suficientes para fixar!...)
1 embalagem de tomate concentrado
1 tomate verdadeiro (sem ser de pelado de lata e essas merdas) e muito maduro
...
tavas a pensar que era fácil, é desi?!?...ahahah...
sumo de meia laranja
meia garrafa de cerveja
1 cebola grande
2 dentes de alho grandes (quando eu digo isto é porque, se forem pequenos põe-se mais 1, ok?...esta é pra ti, lu!)
1 malageta (pequenina! que eu uma vez pus 2 e aquilo tornou-se difícil)
sal
azeite
pimenta não é preciso que já leva a malagueta.
e o mais importante : COMINHOS!!! 1 pacote inteiro
acho que está tudo

ok.

refogado...cebola cortadinha mas não muito obsessivamente, alho esmigalhado com o cabo de uma faca de madeira, (que o inox oxida os alhos! totós!) bastante azeite...deixar alourar...juntar o tomate verdadeiro cortado em bocados...deixar refogar...abrir uma garrafa de cerveja para ir bebendo...mexer o cozinhado de vez em quando...juntar o concentrado de tomate (não pôr um pacote inteiro...assim como se fôssemos ricos e não espremêssemos muito o pacote, ok?...)
deixar refogar mais um bocadinho...não esquecer o sal (uma mão cheia de sal grosso, não é fino...porcaria!)...malagueta com uma unhada lá pra dentro...ah, isto tudo em lume médio/alto...pôr uns pózinhos de cominhos (a comparar com o que vão pôr a seguir...)...espremer 1/2 laranja e despejar meia garrafa de cerveja (...pra dentro da panela, de preferência!)...deixar apurar...a esta hora as latas de tum já devem estar escorridas...juntar o atum...as latas de feijão também se escorrem mas, mais uma vez, não totalmente...juntar o feijão e deixar aí uns 15, 20 minutos ao lume!
prepara tabuleiro de ir ao forno, que ainda não acabou!
deitar o chilli no tabuleiro, pôr o forno no grill também médio/alto, (não sei os graus que os meus electrodomésticos não têm essas paneleirices!) e cobrir com o resto (atenção, isto é obrigatório!!! mesmo que achem que é muito, confiem em mim...) do pacote de cominhos!!.
meia hora no forno!
já tá.
ah, e acompanha-se com arroz! branco!!! salada verde e margueritas ou vinho tinto

ai...que seca!
o que eu faço por vocês!!...
não vou rever este post. é natural que tenha erros.

p.s. as fotos de chili parecem vomitado...daí o lombo de porco!

adeusinho

16 comentários:

Unknown disse...

Ena que q'rida Miu! Muchas gracias. E sim, já tinha a perfeita noção que não seria uma receita vulgar. Porque para isso bastava o que encontrei na net. Quanto às cervejas, parece-me que não vai ser só uma...

E os cominhos podem se substituir por outra quantidade industrial de outra cena qualquer? Só por curiosidade... já percebi que tens uma cena especial pelos cominhos...

Hoje já vou procurar atum e feijão compal em Madrid. Devo encontrar tudo sem problema, como podes calcular!

Cherry disse...

ahahahahahahaha.... de facto em Madrid deve ser fácil! Muito bom!!

E~não, NÃO podes substituir os cominhos!!! É mesmo muito bom!!!

Cherry disse...

olha que o lombo de porco tem bom aspecto!

Unknown disse...

Cherry, nunca negues à partida uma cidade que não conheces!

Rosé Matéus por exemplo encontra-se em qualquer chafarica...

Cherry disse...

Não conheço? Ora essa... sabes lá se já vivi aí...

Mateus Rosé encontra-se em qualquer lado, mas mais valia que assim não fosse... não abona muito a nosso favor.

Cherry disse...

Tenho fome!!

Miu Miu disse...

ahahah...
tu andas com umas saídas engraçadas, ó desi!
deve ser por frequentares este blog!! só pode!
o feijão é encarnado e acredito que nuestros hermanos também o tenham nas prateleiras dos supermercados. mas tu que vives aí, já deves saber as marcas de feijão e de atum melhorzinhas, ou não?
NÃO!!!COMO É EVIDENTE OS COMINHOS NÃO SÃO SUBSTITUÍVEIS NESTA RECEITA!

Miu Miu disse...

atão, babe?
queres que te prepare um snack?

Cherry disse...

Siiiiiiiiiiimmmmmmmmm!!!

Jantamos hoje? Vertigo?
Lu queres vir?

As cores das portas já estão escolhidas?

Miu Miu disse...

deixa ver se consigo, cherry...
ontem não consegui ir ai ikea e estava a pensar ir hoje.
mas ainda está tudo em stand by...
logo ligo, ok?

agora, o que eu que eu posso fazer assim para matares a fome antes do almoço??
já sei...uma bruscheta pequenina com mozarela, tomate, alho, azeite e mangericão, serve?
:)

Cherry disse...

Nham... Sim!

Unknown disse...

Podes preparar outra bruscheta pra mim! Ainda não almocei!

Rosé, também detesto! Preferia encontrar café Delta para máquina, lote platina de preferencia!

E sim, já tenho uma ideia das marcas melhorzinhas para poder cozinhar em condições!

Cherry, não sei se já viveste ou não, obviamente. Pedi apenas para não negares... porque uma cidade esconde muitos segredos! Até a minha Lisboa, a cidade mais bonita no mundo... é preciso sair para perceber isto!!!

Cherry disse...

Não nunca vivi em Madrid. dEUS me livre!

Unknown disse...

dEUS???

in a bar under the sea parece-me muito bem!!!

Anónimo disse...

Quem diria que sabias fazer algo de útil...

Miu Miu disse...

como?...
mau, mau, mau maria!!!...
tenho cá a impressão de que vais para um restaurante chinês nos subúrbios, não tarda mesmo nada!!!
que comentário é esse?!...