CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 7 de setembro de 2008

bode expiatório

já escrevi sobre esta questão há uns tempos, noutro blog.

mas resolvi reforçá-la por achar que, quase todas as pessoas que me rodeiam, sofrem deste mal.

o assunto é simples e acho que a questão, pertinente...
porque é que será que, grande parte da humanidade culpa os outros, quando alguma coisa não corre como estávamos à espera?

simplificando...

quando uma relação não corre bem, a culpa é do outro.
quando alguém ganha mais que nós, a culpa é das chefias.
quando escolhem outra pessoa em nosso detrimento, a culpa é dessa pessoa.
etc, etc...

eu digo:

quando uma relação não corre bem, a culpa é minha que não percebi que a pessoa com quem me envolvi era uma besta.
quando alguém ganha mais que eu, a besta sou eu que não me valorizei o suficiente.
quando outra pessoa, que não eu, é escolhida para fazer algo que me compete a mim, essa pessoa foi certamente mais esperta que eu...mesmo que se trate de esperteza saloia.

resumindo:

o acto de aspergir as culpas, é uma questão de sobrevivência.
mas é uma sobrevivência imediata, instantânea que nada tem a ver com auto-estima.
muito pelo contrário: se, em constante, não nos achamos responsáveis pelo que nos vai acontecendo pela vida fora, isso não significará que nos damos pouca importância?...

fica a questão.

10 comentários:

Cherry disse...

Eu acho que é!
Errar é humano e digo, por experiência própria, que nunca me arrependi de assumir os meus erros. A nível profissional sempre o fiz e isso, acho, vale-me algum respeito das pessoas.
A nível pessoal as coisas são menos lineares, daí ser mais complicado perceber onde está o erro, como se erra, quem erra...

Masturbatrix disse...

E não acho nada!
Gostaríamos de acreditar que o espírito domina o corpo mas as emoções dos seres humanos estão a mudar rapidamente, não menos do que a velocidade a que a tecnologia avança e neste contexto, até o rato ou teclado leva com uma grande dose de culpa.

Cherry disse...

Nick jeitoso.

Miu Miu disse...

hm...
mas isso é normal.
os objectivos profissionais são traçados também por outras pessoas e quando erramos, fazemo-lo em frente a elas também.
já os nossos objectivos pessoais são mais itinerantes...podem ser mudados consoante os nossos erros, e assim torna-se mais fácil mandarmos a culpa pra longe.

matrix, estás a referir-te à velocidade a que vivemos?
achas que essa velocidade muda os nossos valores?
é possível...

Masturbatrix disse...

Muda muda!...Acho sim...
Como uma droga, a velocidade tecnologia tomou um lugar desmedido na vida de todos, fecha, criando dependência, inveja e "conforto"... e a crueldade, uma bela caracteristica humana, fazendo uso de toda a tecnologia, progride.
É preciso acalmar a máquina, e reencontrarmo-nos.
Ou então não é nada disto e tudo se deve à mudança climática...lol

Humpff!..haveria ainda mais coisas a dizer sobre este assunto, que me interessa, mas os meus pensamentos no meio de tanta gaja, ainda por cima a acharem-me "jeitoso" ficam lentos... a matéria cinzenta fica assim com as células a capitularem pouco a pouco e a centrar-me em tarefas, como direi... mais manipulatórias.
Assinalo a tua expressão "fáz juz ao nick"... e vou bater no bode!

boa tarde

Cherry disse...

"Jeitoso"?! Mas tu não és uma gaja?

Miu Miu disse...

play it again, sam.
que grande catadupa!
caaaalmaa...iiiiisso...

menos, matrix!
menos.

em relação à primeira parte do teu comentário...é algo que me atormenta há muito. aliás, já escrevi vários posts sobre essa questão, o último, se bem me recordo tinha o título de "tgv".
é onde, ultimamente me tenho sentido!
no entanto não abdico de uma vida na cidade, logo stressada por vezes histérica!...isso é que me intriga...

e a parte do jeitoso...esquece.
a cherry pensou que fosses uma rapariga e eu, nem percebi muito bem o que eras!

Miu Miu disse...

ah, e escreveste mal jus!
...na dúvida, copia-me!

Anónimo disse...

Miu miu

A tua primeira reação foi uma defesa tipo super-ego, eu sou assim e tenho orgulho e gosto de ser.

Depois já era de esperar a genuína, postar algo mais intelectual para provares o contrário.

Eh, eh, divertes-me.

Quanto ao post, tens 100% razão.

Podemos modificar e melhorar as coisa que estão ao nosso alcance ao invés de nos andarmos a lamentar por aquelas em que nada podemos fazer.

Miu Miu disse...

ai, sorte macaca...
ó pontocom...poupa-me!

vamos lá ver se consigo explicar isto de forma a que todos entendam:
NINGUÉM AQUI QUER PROVAR ALGUMA COISA A ALGUÉM!
se num dia nos apetece falar de sapatos e maquilhagem, no outro optamos pela problemática da pesca em zonas protegidas!
achas que escrevi o post para te provar que não sou fútil??
ahahahah...
tá bem, então.
se ficas feliz com isso...foi, pois!...